DUQUE DE CAXIAS RECEBE O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL DA REGIÃO METROPOLITANA I

O município de Duque de Caxias recebeu, nesta quarta-feira (09/07), o Fórum de Saúde Mental da Região Metropolitana I do Rio de Janeiro. O encontro que aconteceu no Teatro Municipal Raul Cortez (Centro de Caxias) foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde RJ com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Atenção à Saúde Mental do município.
O Fórum de Saúde Mental regional pretende ser um espaço de discussão e de articulação sobre a atenção psicossocial, com foco em estratégias para o cuidado em saúde mental na região. O evento buscou fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promovendo a integração entre os diversos pontos de atenção e os setores envolvidos no cuidado.
Nelly de Azeredo, da Coordenação Estadual de Saúde Mental e apoiadora institucional da Metropolitana I, agradeceu ao município de Duque de Caxias que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acolheu a realização do Fórum. Essa servidora fez questão de ressaltar que o município caxiense é referência na Baixada Fluminense pelo volume de trabalho e de equipamentos voltados para o cuidado e para a atenção à saúde mental.
“Estamos realizando o Fórum Regional da Metropolitana I, por meio do qual vamos abordar temas ligados à justiça, à assistência social e à saúde mental. Vamos falar ainda sobre os dispositivos de acolhimento, tanto na área de saúde como de vulnerabilidade social. Participam desse debate representantes do Ministério Público, da Coordenação de Atenção Psicossocial e representantes dos municípios da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro", destacou Nelly Azevedo.
Duas mesas de debates foram formadas para tratar dos temas “Desinstitucionalização na Saúde Mental e na Assistência Social” e “Crise e Racismo na Saúde Mental: desafios no acesso à rede assistencial”, com a participação de Nelly de Azeredo (SES-RJ); Carolina Senra (MPRJ); Helena Ferreira de Lima (MPRJ); Simone Tourino (Superintendente de Proteção Social Especial -SEDSODH/RJ); Denis Casagrande (SES/RJ); Celso Vergne (Coordenador de Equidade - SES/RJ) e Adriano Messias (Morador da Residência Terapêutica de Duque de Caxias).
A secretária municipal de Saúde, Dra. Célia Serrano, abriu o Fórum agradecendo a presença e parabenizando todos os envolvidos na organização.
"Estamos felizes em poder receber esse Fórum que é de suma importância para o debate da saúde mental para os 11 municípios que compõem a nossa regional. Debater temas como saúde mental, moradia e inclusão social de pessoas em vulnerabilidade é um grande avanço para a construção de políticas públicas efetivas para a saúde mental", declarou a Dra. Célia Serrano.